De vez em quando me deparo com situações esquisitas. Mas poucas coisas me deixam mais constrangido do que palestras em que a sabedoria cármica do universo se mistura com os aspectos ordinários do cotidiano através da pseudoprofundidade.
Situação: Auditório lotado. Palestrante motivacional/guru/sábio/"""""""""filósofo"""""""""" (aspas infinitas).
O guru/sábio/"""""""""filósofo"""""""""" olha para a platéia e muito lentamente, com uma voz cuidadosamente empostada solta a primeira "verdade fundamental":
- O ser humano precisa tomar as rédeas de sua vida...
O público concorda, balança a cabeça lentamente de cima para baixo como que emulando a serenidade calculada do palestrante.
- Lembrem-se que a morte chega para todos.
A platéia suspira com esta pérola de sabedoria. Uma senhora sentada na primeira fila sussurra para a amiga ao lado:
- Como isso é verdade!
A sintonia entre o guru e aqueles que bebem de sua sabedoria é enorme. Os olhos estão presos nele. Pode-se ouvir a respiração coletiva presa à espera da revelação.
- Todos queremos ser amados, mas o dinheiro serve para comprar coisas. Você deve ser uma pessoa com orientações atitudinais positivas e não negativas.
E a platéia alcança um orgasmo psíquico instantâneo.
- O universo é composto por energias e precisamos equilibrar o balanço cósmico inerente ao cosmo.
A não-compreensão gera um frêmito pélvico em todos os presentes.
Olhando fixamente para cada um dos presentes, sustenta um minuto de silêncio reflexivo. Com um pequeno sorriso e uma expressão que poderia ser interpretada como "preparem-se para a maior verdade do universo", o sábio fala:
- E para encerrar, não esqueçam que a vida é muitas vezes uma forma de morte.
O auditório vem abaixo. Aplausos frenéticos. Lágrimas nos olhos dos mais sensíveis. Um sentimento "robertocarliano" de que daqui pra frente tudo vai ser diferente.
O presidente da empresa que organizou a palestra para os funcionários sobe ao palco e pega o microfone.
- Muito obrigado! Todos nós aprendemos muito hoje com a palestra "Ética no trabalho: como devemos nos relacionar com os colegas".
Um comentário:
Muito bom, cara. Sou teu fã.
Postar um comentário