terça-feira, junho 08, 2010

Querer o que?


Tenho um iPhone 3G. Gosto muito dele. Dezenas de funcionalidades que realmente facilitam a vida. Indispensável? Certamente não, mas não vivo mais sem ele. Assim que o comprei, a maçã mordida lança o iPhone 3GS, mais rápido, com GPS, comando de voz e um "S" a mais no nome. Mesmo assim estava satisfeito com meu aparelho, mesmo sem um "S" após o "G".


No dia 07/06/2010 Steve "Darth Vader" Jobs anuncia o iPhone 4G. Câmera com flash atrás e, na frente, uma câmera exclusiva para videoconferências; multitarefas, edição de vídeos e, principalmente, uma unidade numérica acima dos antecessores!

O iPhone "GGGG" é um ícone da indústria do consumo. Pagamos caro para não usar metade das funcionalidades do mesmo. E como gostamos de todos esses badulaques! Na realidade, acho que compramos muito mais pelo nome. Adoramos nomes que misturam palavras estrangeiras com números: XBox 360, iPhone nºG (S), Playstation 3, Nokia N "qualquer nº". Um "bom nome" faz milagres.

Voltamos para a questão do consumo desenfreado do post anterior. Talvez a falta de perspectiva, ou quem sabe a inexistência de um propósito em nossa vida? Compramos para preencher um vazio interior que não pode ser preenchido. Desejamos, compramos, desejamos mais, compramos mais.

Somos ocos, nossa essência se resume ao desejo de ter. Talvez por isso a depressão seja tão comum. Nos ensinaram que devemos ter, mas desejamos as coisas erradas. Queremos o efêmero. Não sabemos o que queremos, só temos uma certeza: queremos.

Talvez a culpa seja da gramática. Querer: verbo transitivo direto. O ato de querer é gramaticalmente transitório.

Não interessa de quem seja a culpa. Somos assim? Ficamos assim? Estamos assim? Enquanto a resposta não surge, espero, ansiosamente, a chegada do iPhone 4G para preencher esse vazio, mesmo que temporariamente.

2 comentários:

Fernando Martins disse...

O pior de tudo nos EUA o mais caro custa entorno de 600 dólares...

Grilo disse...

Agora falta um post do iphone 4!