quarta-feira, maio 06, 2009

Nietzsche encontra Deus



Friedrich Nietzsche (um alemão invocado do século XIX) decretou a morte de Deus e disse que o ateísmo existia nele como instinto.


Enfim, o bigodudo chutou o pau da barraca e atacou tudo aquilo que a sociedade da época - e a de hoje também - considerava virtude.


As relações humanas seriam norteadas por uma espécie de "briga pelo poder": você faz o bem com o objetivo de obter alguma vantagem sobre a pessoa que recebeu a ação.


Pode-se imaginar o quão popular o "menino mau da filosofia" foi em seu tempo. Ele mesmo teria dito: "Minhas idéias não são para agora... quem sabe em 200 anos?"


Mesmo sem acreditar em inspiração divina e coisas do gênero, o bigode de nós todos foi profético. Hoje em dia Nietzsche não só é compreendido (!) como aceito.


Hoje Deus é visto como um "ícone pop". Artistas criaram até mesmo a secretária eletrônica de Deus (clique na imagem ao lado para ler a notícia). Imagino a cena:
- Olá, aqui quem fala é Deus. No momento não estou - espero não Me demorar, a Minha última saída foi durante a idade média - deixe seu recado após a sétima trombeta.


No dia 25 de agosto de 1900 morre o ateu mais famoso da filosofia.


E se ele estivesse errado? O que aconteceu após a sua morte? Só podemos especular:





5 comentários:

Narjara Oliveira disse...

Muito boa sua pagina!
Vou add na lista de links do meu blog.
um Abç!

(¯`·.¸¸.-> °º Þµñ¡§|-|ë® Ðöxx º° <-.¸¸.·´¯) disse...

Q nóia..

Bel Lobato disse...

achei teu blog!
agora que virou mais um vício meu
(tenho blog tbm!!haishaui)
estás sendo seguido POR MIM!
bjo da sua eterna aluna de filosofia!!!

BRUNO disse...

nossa que foda!!

adorei...realmente muito bom

André Pacheco disse...

Sou cristão, mas não católico, nem sigo dogmas religiosos ou religiões propriamente ditas. Sigo uma doutrina filosófica e cristã.
Acho que é isso que muita gente confunde; acham que todo cristão é católico. Esta visão de Deus feita no vídeo é algo que foi feito graças à forma com a qual a Igreja divulgou o poder divino apenas para ter domínio sobre as pessoas.
Deus é bom e misericordioso, quem acredita no Amor; acredita em Deus.
Acho Nietzche um filósofo de talento imenso e admiro muitos de seus pensamentos. O vídeo não se mostra muito imparcial quanto ao conflito entre as duas crenças.
Fora isso, muito bom o post. Parabéns.