quarta-feira, maio 06, 2009

Nietzsche encontra Deus



Friedrich Nietzsche (um alemão invocado do século XIX) decretou a morte de Deus e disse que o ateísmo existia nele como instinto.


Enfim, o bigodudo chutou o pau da barraca e atacou tudo aquilo que a sociedade da época - e a de hoje também - considerava virtude.


As relações humanas seriam norteadas por uma espécie de "briga pelo poder": você faz o bem com o objetivo de obter alguma vantagem sobre a pessoa que recebeu a ação.


Pode-se imaginar o quão popular o "menino mau da filosofia" foi em seu tempo. Ele mesmo teria dito: "Minhas idéias não são para agora... quem sabe em 200 anos?"


Mesmo sem acreditar em inspiração divina e coisas do gênero, o bigode de nós todos foi profético. Hoje em dia Nietzsche não só é compreendido (!) como aceito.


Hoje Deus é visto como um "ícone pop". Artistas criaram até mesmo a secretária eletrônica de Deus (clique na imagem ao lado para ler a notícia). Imagino a cena:
- Olá, aqui quem fala é Deus. No momento não estou - espero não Me demorar, a Minha última saída foi durante a idade média - deixe seu recado após a sétima trombeta.


No dia 25 de agosto de 1900 morre o ateu mais famoso da filosofia.


E se ele estivesse errado? O que aconteceu após a sua morte? Só podemos especular:





4 comentários:

Dolores D'Alma disse...

Muito boa sua pagina!
Vou add na lista de links do meu blog.
um Abç!

Neto Lima disse...

Q nóia..

Unknown disse...

nossa que foda!!

adorei...realmente muito bom

André Pacheco disse...

Sou cristão, mas não católico, nem sigo dogmas religiosos ou religiões propriamente ditas. Sigo uma doutrina filosófica e cristã.
Acho que é isso que muita gente confunde; acham que todo cristão é católico. Esta visão de Deus feita no vídeo é algo que foi feito graças à forma com a qual a Igreja divulgou o poder divino apenas para ter domínio sobre as pessoas.
Deus é bom e misericordioso, quem acredita no Amor; acredita em Deus.
Acho Nietzche um filósofo de talento imenso e admiro muitos de seus pensamentos. O vídeo não se mostra muito imparcial quanto ao conflito entre as duas crenças.
Fora isso, muito bom o post. Parabéns.